A ideia do metaverso não é novidade. O termo surgiu na década de 1980, na literatura cyberpunk, com o livro Snow Crash, conforme explica o professor do curso de publicidade e propaganda da Universidade de São Paulo, Luli Radfahrer, em entrevista à CNN Brasil.

Porém, no ano passado, com o anúncio feito por Mark Zuckerberg de que o Facebook mudaria seu nome e identidade visual para Meta, com o objetivo de focar no metaverso, o tema se popularizou, conforme se vê pelo gráfico extraído do Google Trends:

Mas o que é metaverso?

A ideia do metaverso é fornecer um ambiente virtual realista que nos permita viver e interagir em uma realidade alternativa, usando a tecnologia, de forma que o mundo virtual se aproxime cada vez mais do mundo real.

O metaverso já é realidade, sendo possível criar avatares, interagir com outras pessoas, fazer compras e ir ao trabalho ou escola no mundo virtual. O metaverso é ainda mais popular no mundo dos games, onde teve sua origem tecnológica e comercial.

Apesar de ainda não termos alcançado um ambiente virtual ultrarrealista, com a popularização e expansão do metaverso, as expectativas são de que a tecnologia e a realidade virtual evoluam exponencialmente. 

Escritórios de advocacia no metaverso

Em 2007, dois escritórios de advocacia, um do Reino Unido e um do Canadá, abriram suas sedes no Second Life, ambiente interativo 3D que permite interações sociais diversas, num misto de game com rede social, que acabou perdendo popularidade nos anos seguintes.

Tempos depois, no final de 2021, o escritório Grungo Colarulo, de Nova Jersey (EUA), inaugurou sua sede no universo virtual em uma plataforma chamada Decentraland, afirmando ser o primeiro escritório de advocacia especializado em seguros no metaverso.

Com a evolução desses ambientes virtuais e diante das necessidades trazidas pela pandemia, a Kalil & Salum decidiu abrir seu escritório virtual na plataforma GatherTown, sendo hoje um dos escritórios de advocacia pioneiros no metaverso no Brasil.

Kalil & Salum no metaverso

Para entrar no escritório, é necessário criar um avatar, que pode ser personalizado conforme opções disponíveis na ferramenta.

No escritório virtual, é possível estar presente o tempo todo, facilitando a comunicação cotidiana. Ao minimizar a tela em que a plataforma está logada, o microfone e a câmera do usuário são desativados automaticamente, visando a garantir a privacidade do usuário.

Caso alguém se aproxime para contato, a ferramenta envia um alerta que permite aceitar ou ignorar a chamada.

Criamos um ambiente que estimula a interação da equipe em tempo real, especialmente para contatos rápidos e pontuais, que deixamos de ter com a pandemia e o trabalho em home office: essa é a grande vantagem do escritório no metaverso!

“Adotamos a ferramenta internamente para uma de nossas equipes, com o objetivo de estimular a interação e facilitar o acesso às lideranças. O uso não é obrigatório, mas a parte lúdica e a conveniência de poder se comunicar e trocar ideias a qualquer momento com os colegas tem incentivado a participação do time, que está bastante engajado”, comenta Lucas Kalil

Quer conhecer nosso escritório virtual? Entre em contato conosco!

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