Nos últimos anos, mudanças disruptivas sem precedentes – como o aumento do número de Alternative Legal Service Providers e os avanços em tecnologia – vêm impactando completamente a advocacia e a prestação de serviços jurídicos.

Um relatório publicado pela Deloitte, com o título “The legal department of the future”, demonstra que os departamentos jurídicos, antes considerados como um centro de custo, têm se aproximado cada vez mais do core business, na medida em que são capazes de criar experiências diferenciadas para os clientes e gerar valor para a empresa, a partir da análise de dados.

Com efeito, ao mesmo tempo em que atuam como parceiros estratégicos do negócio, os advogados são obrigados a reduzir custos e operar de forma cada vez mais eficiente, sem sacrificar a qualidade do serviço. É neste contexto que a jurimetria assume importante papel.

Este método pode ser definido como a análise estatística de dados jurídicos, com o objetivo de permitir a tomada de decisões estratégicas.

Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ) destaca, no entanto, que essa definição geral não esclarece aspectos práticos importantes. Segundo a ABJ, quando se faz jurimetria, busca-se dar concretude às normas e instituições. O Judiciário deve ser visto como um grande gerador de dados que descrevem o funcionamento completo do sistema, e o Direito deve ser estudado através das marcas que ele deixa na sociedade.

Fonte: https://abj.org.br/conteudo/jurimetria/
Em meio a esse cenário, as bancas do Direito devem inovar na forma como os serviços jurídicos são prestados, com ajuda da tecnologia e da ciência de dados. É este caminho que temos seguido e os resultados têm sido muito positivos!

Jurimetria como vantagem competitiva

Em nossa banca, com o avanço da tecnologia, especialmente com o surgimento do big data, a aplicação da jurimetria nos trouxe um universo de possibilidades para redução de custos, aumento de eficiência e diminuição de litígios, entre outras.

Além de melhorar a qualidade e eficiência dos serviços jurídicos, a jurimetria representa uma vantagem competitiva: 95% dos advogados brasileiros não utilizam quaisquer ferramentas de jurimetria, conforme constatado por uma pesquisa realizada em setembro de 2019 pela Turivius, em colaboração com a Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).

A análise estatística de dados jurídicos contribui para a gestão estratégica do negócio, pois traz informações relevantes para o contingenciamento, identificação de riscos, correção de vulnerabilidades e predição de tempo e probabilidade de êxito das demandas judiciais.

Além disso, permite o desenvolvimento de uma política estratégica de acordos, indo ao encontro da tendência, cada vez mais difundida, de desjudicialização da solução de conflitos.

A jurimetria gera valor para o negócio, na medida em que colabora para o desenvolvimento de ideias sobre como viabilizar o produto ou serviço sob a ótica jurídica, identificando riscos e oportunidades.

transformação digital no Direito está a todo vapor. Inovação é um dos pilares da nossa atuação, e a jurimetria é uma das ferramentas que está transformando a nossa entrega de uma advocacia cada vez mais estratégica.

 


Este artigo foi selecionado e publicado pela Análise Editorial.

Categories:

Comments are closed