Inovação é a palavra do momento em todos os setores, incluindo o jurídico. Porém, existe uma grande distância entre falar em inovação e efetivamente inovar. Se o ambiente não estiver bem preparado, as ideias não sairão do papel.

A Thomson Reuters destacou seis aspectos importantes, que devem ser observados pelos escritórios de advocacia para que suas estratégias de inovação sejam implementadas com sucesso. Veja a seguir quais são.

1. Inicie com um desafio conhecido

Inovar significa, em síntese, resolver um problema de forma mais eficiente. Portanto, é mais eficaz começar a inovar mudando um processo que já existe, e que já se sabe que pode ser feito com melhor desempenho, menores gastos e de forma mais rápida.

2. Comece

Aprender um novo processo ou uma nova forma de trabalhar demanda tempo e requer, por mais óbvio que seja, que se dê um primeiro passo.

Portanto, é essencial que os profissionais reservem um tempo para colocar a inovação em prática, por mais que ainda demande um maior tempo de aprendizado ou que não esteja perfeito.

3. Atenha-se ao propósito original

Conforme o projeto vai caminhando, certamente outras ideias e iniciativas surgirão, principalmente quando envolve uma equipe efetivamente inovadora e criativa.

No entanto, para que o projeto inicial seja bem sucedido, é essencial que a equipe se atenha ao propósito original, evitando que ele se perca e que, na prática, não se chegue a nenhum resultado.

4. Estimule o pensamento crítico

Um dos grandes desafios da inovação são os obstáculos mentais. Mesmo uma equipe engajada e criativa pode se sentir oprimida e desestimulada pelo volume ou pela complexidade do trabalho.

Estimule a autoconsciência e o pensamento crítico de todos os envolvidos, para que o projeto não seja abandonado no meio do caminho.

5. Avalie

Como saber se o projeto está funcionando? É essencial adotar uma postura ativa para identificar se o novo processo está sendo adotado pela equipe e quais são os pontos positivos e negativos na visão dos profissionais envolvidos.

6. Tenha um plano de ação bem definido

Para estabelecer um plano de ação, é essencial considerar alguns fatores que são particulares de cada escritório, como por exemplo o tamanho, o risco que estão dispostos a assumir, o custo, a escalabilidade e o perfil da equipe que estará envolvida no projeto de inovação.

É essencial também prover treinamento para a equipe, além de colher feedbacks constantes e fazer as revisões necessárias.

Em suma, não existe um manual de inovação que se aplique para todos os escritórios de advocacia. Esses são alguns passos importantes para iniciar, mas tenha em mente que errar faz parte de qualquer projeto de inovação. Vamos falar sobre inovação no direito? Entre em contato conosco!

Categories:

Comments are closed