Planejamento estratégico é um processo técnico, baseado em inovação, que permite um melhor entendimento do mercado e a tomada de decisões mais acertadas, com o objetivo de alcançar as metas definidas ao longo do projeto.

Quando bem executado, o planejamento traz vantagens como fidelização de clientes, criação de novos produtos ou serviços para atender as necessidades do mercado e mais eficiência para a organização como um todo.

Com um planejamento eficiente, sabemos os recursos e procedimentos necessários para transformar em realidade os objetivos e metas do escritório.

Como implementar um planejamento estratégico?

O planejamento estratégico parte das particularidades de cada escritório. É essencial considerar a missão, visão e valores do escritório, seus diferenciais, reconhecer seus pontos fortes e áreas de melhoria, entender o perfil dos clientes e da equipe, e ter bem definidos os recursos disponíveis.

A implementação de um planejamento estratégico passa por alguns passos importantes, a saber:

  • Análise de mercado: analisar a concorrência, identificando oportunidades de serviços e tecnologias disponíveis;
  • Análise SWOT: identificar os pontos fortes e fracos do escritório, bem como as oportunidades e ameaças. Esses elementos permitem que sejam definidas estratégias para fortalecer os pontos fortes, aproveitar as oportunidades e solucionar os pontos fracos e minimizar as ameaças;
  • Metas e indicadores: definir metas tangíveis para se alcançar os objetivos desejados, bem como os indicadores que permitam mensurar se as metas estão sendo alcançadas;
  • Responsabilidades: definir quais serão as ações a serem adotadas e quais membros da equipe serão responsáveis por cada uma delas.

Além disso, a comunicação interna também tem um papel de destaque, pois de nada adianta um bom planejamento se a equipe o desconhece ou não está disposta a colocá-lo em prática.

Em síntese, a função do planejamento estratégico é orientar todos os membros da equipe sobre onde o escritório deseja estar no curto, médio e longo prazo, definindo as etapas e meios para essas conquistas.

Em um mercado cada vez mais competitivo, um planejamento estratégico bem definido é pressuposto para uma gestão eficaz, que permita o alcance de melhores resultados e um maior engajamento e produtividade da equipe. 

Comments are closed